Artigo 15 – Nunca mais ninguém usará a frase “Deus pensa que...”, pois, de uma vez e para sempre, está estabelecido que o homem não sabe o que Deus pensa. Caio
(continue lendo)
"A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta."[8] Isaac Newton

Fique por dentro do evangelho.

segunda-feira, 8 de março de 2010

JESUS INSTITUI A IGREJA.

Ver imagem em tamanho grande

Estive pensando...

O que é preciso entender a respeito do Reino de Deus é que a parábola do bom samaritano não foi "inventada".



Alguns podem até achar que quando Jesus se refere ao ato de parar e ajudar alguém caído no meio do caminho, Ele estivesse somente dizendo: - É isso, este é o que está certo. Isso porque, só o fato de um samaritano ajudar um Judeu, já seria uma grande mudança, o que faria alguns até pensarem assim. Essa compreensão é pura convicção, a qual as vezes também nos fecha os olhos para o que pode ter mais à frente. 






Para os que estiveram ali e ouviram as palavras do próprio Jesus, talvez tivessem todos os argumentos necessários para compreender desta maneira, afinal, Jesus cita dois "povos", e que o melhor adjetivo pelo qual o judeu usava aos samaritanos era: Imundos. Mas depois de tantos anos passados, depois de tanta discução da "lei ou graça", de vários impactos ocorridos na história do mundo, não dá pra ficar só nisso.Todos os que ouviam Jesus pregar eram samaritanos, fariseus, discípulos, a multidão e um especialista da lei. Só isso já seria necessário para perceber que Jesus veio acabar com o muro/religião de separação que havia entre o Amor e "os mundos". Que Jesus falava aos de fora como aos de dentro sempre ensinando o Caminho. Que a pregação dEle não era para criar uma instituição, mas para instituir O amor como Caminho. Instituir o Amor como instituição.

Então Jesus pega uma pessoa que está fora do contexto religioso, descriminado, e que nele era imputado a condenação e o estigma de pecador. E o coloca como modelo desse mesmo amor. Não como alguém que recebeu amor, mas como quem deu. O bom samaritano representou o que Jesus veio fazer. Simplesmente porque nele, mesmo vivendo toda esta realidade social desfavorável foi encontrado amor que o separava e o justificava perante todas as acusações. Jesus então ensinava as pessoas a pensarem a respeito do amor e escolherem o amor como caminho. 
Nada pode ser mais poderoso do que alguém simplesmente dizer: Eu Sou O Caminho. Nisto se resume todas as respostas que "os mundos" precisam. E quem em qualquer mundo quiser ser do Caminho Ame e creia nEle que entregou a sua vida para Salvar os que o Pai tanto amou!

Por isso é que se diz: Jesus é Amor!

Ele então respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com toda a tua mente; e ao teu próximo como a ti mesmo.

Uma outra curiosidade? É .....    Jesus é a Palavra! 

Eu.... querendo e aprendendo a amar!

Um comentário:

  1. Essa é perfeita..a essência do ser cristão é essa institucionalização do amor dentro de mim para fora ao meu redor...á todos ao meu redor!
    ABRAÇO, DIANA.

    ResponderExcluir